Montar uma adega no seu apartamento, além de deixar o ambiente mais bonito e charmoso, também é ótimo para os amantes de vinhos armazenarem suas bebidas favoritas. Porém, grande parte das pessoas acham que, ou não possuem espaço suficiente para ter uma ou não sabem qual a ideal para o espaço disponível. Para ajudar, vamos dar dicas de como montar uma adega em seu apartamento.

Antes de decidir montar uma adega em seu apartamento, é importante saber de alguns cuidados específicos que você precisa ter ao armazenar sua bebida para que o aroma seja preservado.

Por se tratar de uma bebida delicada, o vinho não deve ser conservado exposto ao sol ou a luzes muito fortes. É preciso também prestar atenção à umidade do ambiente na hora da armazenagem, isso pode ser controlado observando a rolha, se ela estiver muito seca, irá rachar e entrar ar, estragando o vinho. Por isso, sempre armazene a garrafa na horizontal, isso fará com que a rolha fique sempre umedecida.

 

 

Escolha o local para montar uma adega no seu apartamento

Tudo vai depender do tamanho de seu apartamento, as adegas tradicionais que você compra no mercado, comportam até 12 garrafas. Mas, caso você seja um colecionador, há opções planejadas, feitas sob medida de acordo com seu espaço e com a quantidade de rótulos que você possui.

Se você mora em um apartamento menor, veja abaixo algumas opções de adegas para montar o seu cantinho.

 

Adega com compressor

Esse modelo de adega é uma das mais modernas e imita uma pequena geladeira, funciona com um compressor que usa a eletricidade para resfriar a bebida. Com esse modelo, você pode escolher a temperatura interna da adega e, independente da temperatura externa, ela mantém a mesma temperatura em seu interior.

Entretanto, assim como qualquer produto, esse tipo de adega possui algumas desvantagens como por exemplo aumento no consumo de energia, vibrações e alguns barulhos.

 

Adega termoelétrica

A adega termoelétrica por fora é bem parecida com a de compressor, o que muda é seu funcionamento interno. Ela usa energia para resfriar e umidificar os vinhos trocando calor com o meio externo. O calor de dentro da adega é absorvido e jogado para fora, mantendo a temperatura interna até 10° a menos que a do ambiente.

A parte não tão agradável desse modelo de adega é que, em dias mais quentes, ela pode não ser tão eficiente, já que troca calor com o meio.

 

Adega passiva

A adega passiva é aquela que geralmente aparece nos filmes, é a adega dos sonhos de qualquer amante de vinho. Normalmente ficam na parte de baixo das casas, no porão, e não precisam de eletricidade, são ideais por natureza, ou seja, feitas exatamente com os requisitos para esse tipo de armazenamento.

Se você quer montar uma adega em seu apartamento nesse estilo você pode, é só escolher um cômodo, no tamanho de um closet por exemplo, e adequar à três características: ter proteção para raios UV, temperatura entre 10° e 16°C e ter umidade entre 65 e 85%.

A desvantagem desse tipo de adega é que provavelmente você precisará de reforma no cômodo que escolher para fazer sua adega passiva e em países tropicais como o Brasil, nos dias mais quentes a adega pode não ser o suficiente para manter seus vinhos.



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Porteiro Físico, Virtual ou Remoto? Qual a Melhor Solução para o seu Condomínio?

Na busca pela segurança e eficiência, condomínios residenciais e comerciais têm explorado diferentes soluções para o controle de acesso. Entre as opções mais populares estão a de porteiro físico, porteiro virtual e porteiro remoto. Mas qual delas é a melhor...

Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.