Você está por dentro da legislação imobiliária? A negociação de imóveis abrange uma série de etapas burocráticas que apresentam melhores resultados ao contratar um corretor especializado.

legislação-imobiliária

Afinal de contas, ao dispor de um profissional da área para o encaminhamento do negócio (seja venda ou locação), o cliente conta com todo o suporte para a solução de problemas e prevenção contra inadimplência e outros tipos de golpes.

Nesse sentido, a principal função da legislação em vigor é estabelecer as margens de atuação dentro da relação entre inquilinos, corretores e proprietários. Essa lei norteia a prática dos profissionais da R3 Real Estate desde a sua fundação.

Principais pontos da legislação imobiliária: a Lei do Inquilinato

Criada em 2009, a Lei do Inquilinato é a mais importante legislação imobiliária que rege os direitos e deveres do consumidor. Além disso, ela também norteia o agente responsável por mediar a negociação. Trata-se de uma lei indispensável para dar segurança tanto para o proprietário como para o inquilino.  Assim, é fundamental ambos estarem cientes das suas diretrizes e principais efeitos no mercado como um todo. Vamos conferir quais são eles?

Maior segurança jurídica para o proprietário

A legislação imobiliária em vigor prevê alguns mecanismos mais rígidos de controle de pagamento do imóvel perante a Justiça. Nos casos em que é emitida uma ordem de despejo, por exemplo, o prazo para que o inquilino inadimplente deixe o local foi reduzido. Agora de três anos a pessoa tem no máximo 30 dias para fazer isso.

Essa ferramenta garantiu maior segurança jurídica ao mercado. Isto aumentou o volume de vendas na mesma proporção em que reduziu a inadimplência. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Agência Câmara de Notícias, um estudo realizado no Paraná apontou uma redução de 45% no índice de inadimplência e ações jurídicas decorrentes da ausência de pagamento de parcelas do aluguel ou venda de imóveis em geral.

Mais confiança para o inquilino

A lei também estipula regras que garantem a segurança para o inquilino. . Isto previne casos nos quais o proprietário peça a devolução  do imóvel em um prazo restrito. Dessa forma, a lei 8.245/91 (Lei do inquilinato)  prevê que o locador somente poderá  pedir o imóvel em situações específicas.

Mais flexibilidade na negociação

Mesmo com algumas novas regras, a Lei do Inquilinato reduziu a burocracia para o aluguel ou venda de imóveis.  A legislação passou a permitir contratos de locação sem garantia, como fiador ou seguro-fiança. Por outro lado, o inquilino que deixar de pagar o aluguel é obrigado a sair em 15 dias.

Conheça a imobiliária R3 Real Estate que oferece total suporte dentro da legislação imobiliária

A R3 traz as melhores opções de aluguel de imóveis em Santos. Nossa equipe conta com especialistas treinados para localizar as melhores opções de aluguel de imóveis em Santos. Com um amplo conhecimento de toda a região, eles têm a expertise para analisar imóveis que apresentem condições vantajosas para os seus clientes.

Você pode agendar um horário  com os corretores da R3 Real Estate. Se preferir, entre em contato com os nossos profissionais por meio de um número exclusivo do WhatsApp ou pelo telefone (13) 32331410.

O cliente da R3 Imobiliária também pode acessar a página oficial  da empresa. Lá você encontra um formulário destinado ao preenchimento de questões e dúvidas. Além disso, no espaço também podem ser feitos encaminhamentos de locação e venda de imóveis. Conte com os serviços da R3 Real Estate para a locação de imóveis na cidade de Santos.



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.

Promessas de Ano Novo, não adie o sonho do seu novo lar.

O fim do ano é sempre marcado por reflexões e promessas para o futuro. Entre as muitas aspirações, a busca por um novo lar ganha destaque.