Se você trabalha com registro em carteira e está querendo conquistar a sua casa própria, saiba que você consegue usar o seu FGTS para isso. Esse é um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado e nós, da R3 Real Estate, vamos te explicar melhor como fazer isso.

Nesse artigo vamos explicar o que é o FGTS, quais as regras para utilizá-lo e qual a documentação necessária para ter acesso.

 

 

O que é o FGTS

Essa sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e foi instituída em 1967 pelo Governo Federal. Foi criado com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

Esse fundo corresponde a uma pequena porcentagem do salário bruto do funcionário que é pago pelo empregador todos os meses, depositado em uma conta na Caixa Econômica e pode ser sacado em alguns momentos específicos

Suas principais formas de uso são nas seguintes condições:

  • No caso de demissão por parte do empregador sem justa causa;
  • Em caso de falecimento, onde o saldo é repassado para os herdeiros;
  • Aposentadoria autenticada pelo INSS; ou
  • Como parte do pagamento na compra de um imóvel.

 

Como usar o FGTS no financiamento imobiliário

O FGTS pode ser usado de três formas para o financiamento imobiliário: como entrada, como amortização do valor da dívida ou para reduzir o valor das parcelas.

A forma mais usada é dar o fundo de garantia do tempo de serviço como pagamento da entrada do imóvel. Normalmente o valor mínimo de entrada corresponde a mais ou menos 20% do valor total do imóvel a ser adquirido, de acordo com a análise feita pelo banco, podendo o restante ser financiado.

Usar o recurso do FGTS para amortizar o valor da dívida é vantajoso pois além de diminuir o valor total da dívida de compra, também há uma redução nos juros, visto que esses juros são calculados em cima do valor total do financiamento.

Reduzir o valor das parcelas é diferente de amortizar o valor da dívida. Nessa modalidade a redução do valor das parcelas funciona com a utilização de uma quantia do valor do FGTS mês a mês para o abatimento de parte da parcela do financiamento.

 

 

Quais as regras no uso do FGTS para financiamento imobiliário

  • O trabalhador deve ter pelo menos três anos de carteira assinada sob o regime do FGTS, sendo consecutivos os não;
  • Não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação;
  • Não ter outro imóvel em próprio nome na mesma cidade ou cidade vizinha; e
  • A finalidade de compra do imóvel deve ser para fins de moradia.

Para receber o financiamento, o imóvel deve atender a algumas condições:

  • Ser um imóvel residencial;
  • Pode ser usado ou novo, verificar condições para apartamentos na planta;
  • Não deve ter pendências na matrícula;
  • Precisa estar nas mesmas condições constatadas na matrícula
  • O valor do imóvel não pode ser superior à R$1,5 milhão

 

Documentação necessária para sacar o seu fundo de garantia do tempo de serviço

Para sacar o seu FGTS é necessário alguns documentos como carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade com foto, certidão de matrícula e IPTU do imóvel a ser comprado.

 



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Porteiro Físico, Virtual ou Remoto? Qual a Melhor Solução para o seu Condomínio?

Na busca pela segurança e eficiência, condomínios residenciais e comerciais têm explorado diferentes soluções para o controle de acesso. Entre as opções mais populares estão a de porteiro físico, porteiro virtual e porteiro remoto. Mas qual delas é a melhor...

Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.