Quase todos os prédios hoje contam com um síndico, mas você sabe quais são os deveres e funções de um síndico? Se você não sabe, vamos te contar um pouco mais sobre essa profissão.

Não é obrigatório fazer curso para exercer a função de síndico, ou seja, qualquer pessoa que queira pode ser, só precisa ser eleito pelos outros condôminos e ter conhecimento básico de legislação.

Também é muito importante que ele entenda quais as suas obrigações e também suas limitações, afinal, todas as decisões devem ter como base o que foi discutido em assembleia. Entretanto o síndico precisa garantir que essas decisões estejam de acordo com a lei.

 

 

O que é um síndico?

O síndico de um prédio é o responsável pela gestão do mesmo. Precisa administrar e organizar as questões que envolvem a segurança, limpeza, ordem e questões financeiras do condomínio.

Determinado pelo novo Código Civil, o síndico pode ser um morador ou uma pessoa contratada para o cargo, de acordo com a necessidade dos moradores. É considerado uma profissão, sendo assim, o síndico pode exercê-la em mais de um prédio se assim desejar. A média salarial para Síndicos Profissionais no Brasil é de R$3.000,00.

Alguns documentos importantes para o condomínio devem estar em posse do síndico, são eles:

  • Livro de atas das assembleias
  • Cartão CNPJ
  • Apólices de seguro
  • Planilhas orçamentárias
  • Prestação de contas
  • Contratos

 

Funções de um Síndico

Como dito anteriormente, sua principal função é cuidar da administração de um prédio, seja ele residencial ou comercial. Além disso, o síndico é o porta-voz dos moradores do condomínio, defendendo assim os interesses, direitos e patrimônio da maioria.

O Síndico é o responsável legal do prédio, isso significa que ele responde criminalmente em nome do empreendimento, podendo até ser processado em casos judiciais. É também o intermediador entre possíveis conflitos internos dos moradores do residencial.

Existem algumas outras atribuições para um síndico de condomínio.

Caso seja acordado nas assembleias, o síndico pode contratar uma administradora e passar total ou parcialmente os poderes de representação do condomínio.

 

Contratar uma administradora

Caso seja acordado nas assembleias, o síndico pode contratar uma administradora e passar total ou parcialmente os poderes de representação do condomínio.

 

Cobrar inadimplentes

Esse é um assunto delicado e cabe ao síndico cobrar os dividendos aos inadimplentes. Caso haja casos extremos, o síndico é o responsável por fazer a cobrança extrajudicial.

 

Solicitar orçamentos

Esse processo pode ser feito pela administradora ou pelo síndico. O importante são esses registros de orçamentos sejam arquivados para que todos os moradores tenham acesso.

 

Contratar funcionários

A responsabilidade de admitir ou demitir funcionários é do síndico

 

Convocar assembleias

As assembleias são importantes para manter o bom funcionamento do condomínio. Lá é onde são apresentados os relatórios de gastos e organização de votação para mudanças, caso necessário.



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Porteiro Físico, Virtual ou Remoto? Qual a Melhor Solução para o seu Condomínio?

Na busca pela segurança e eficiência, condomínios residenciais e comerciais têm explorado diferentes soluções para o controle de acesso. Entre as opções mais populares estão a de porteiro físico, porteiro virtual e porteiro remoto. Mas qual delas é a melhor...

Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.