O primeiro passo para a independência, muitas vezes, pode ser alugar um imóvel, seja para morar ou começar um novo negócio. Porém, por muitos anos, essa locação só era possível por meio de um fiador. Mas saiba que isso mudou, é possível alugar um imóvel usando outros tipos de garantia, e vamos te contar quais são elas.

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que significa esse tipo de garantia. Quando você aluga um imóvel, o proprietário precisa de uma segurança caso o inquilino não cumpra com suas obrigações previstas no contrato de locação.

Nesse caso entra o fiador, que é quando uma ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, assumem os débitos no lugar do inquilino.

Atualmente a legislação permite que o proprietário, em caso de inadimplência do inquilino, escolha, dentre as opções, a que melhor se adequa a ele. Ainda, se esse imóvel é administrado por uma imobiliária, cabe ao inquilino escolher entre as opções que a mesma oferece.

 

Tipos de garantia para alugar um imóvel

Antes de escolher qual o tipo de garantia que melhor se adequa às suas circunstâncias, você precisa entender melhor sobre cada uma delas.

 

 

Seguro fiança

Essa é uma das garantias mais usadas por quem deseja alugar um imóvel e dá maior flexibilidade e liberdade tanto para o proprietário quanto para o inquilino e funciona da seguinte forma: as partes escolhem uma empresa e contratam um de seus pacotes de garantia.

Ao final do contrato, o valor pago à empresa não é devolvido, mas assegura durante todo o contrato que, caso ocorra algum imprevisto, a empresa será a responsável. Os valores variam de empresa para empresa e podem ser parcelado.

 

Caução

Na garantia caução, as partes combinam um valor, que deve ser depositado na conta do proprietário pelo inquilino. Esse valor é usado caso haja a inadimplência por parte do inquilino ou eventuais danos ao imóvel.

O valor, geralmente, é seis vezes o valor do aluguel do imóvel, e esse valor, caso não seja usado durante o contrato, é devolvido para o inquilino.

 

Título de capitalização

O título de capitalização é bem parecido com a garantia caução, pois também é feito um depósito prévio de um valor estipulado.

A diferença é que com o título de capitalização há a possibilidade de ganhar prêmios durante a vigência do contrato e também é atrelado a alguns benefícios como reparos emergenciais ao imóvel.

Para contratar esse tipo de garantia, não é necessário comprovar renda e sua renovação é feita de forma automática. Ao final do contrato o valor é devolvido para o inquilino com as devidas correções.

 



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.

Promessas de Ano Novo, não adie o sonho do seu novo lar.

O fim do ano é sempre marcado por reflexões e promessas para o futuro. Entre as muitas aspirações, a busca por um novo lar ganha destaque.