Neste post vou te contar um pouco sobre o que é retrofit, seus benefícios e um exemplo de projeto.

 

O que é retrofit?

Muitas pessoas não sabem o que retrofit e por isso, vou te explicar agora.

Retrofit é uma tendência da construção civil que ganhou muita força nos últimos anos, a expressão faz parte do vocabulário entre arquitetos, construtores e decoradores.

O retrofit surgiu como uma solução para edificações abandonadas ou em más condições de uso, dando uma nova vida e preservando o patrimônio histórico.

O que é retrofit

O Projeto tem como objetivo modernizar os edifícios melhorando a eficiência e preservando as características únicas da área.

Como resultado, o projeto irá apresentar uma adaptação às novas normas, aprimoramento de equipamentos e estruturas no interesse do conforto e ampliação das possibilidades de uso de uma edificação antiga.

 

Diferença de retrofit para reforma

A principal diferença entre retrofit e reforma é que, no caso de um projeto retrofit a prioridade é em manter as características originais do projeto.

Vale lembrar que este tipo de projeto normalmente é mais caro em relação a uma reforma, já que exige mão de obra especializada e atenção com os materiais originais.

Já um projeto de reforma é realizado quando o principal objetivo é realizar melhorias ou alterar o estilo do local, por exemplo, transformar um ambiente que possui arquitetura contemporânea para arquitetura moderna.

 

Benefícios de um projeto retrofit

Um projeto retrofit pode trazer muitos benefícios, inclusive financeiros, se devidamente planejado, projetado e executado ele é capaz de reduzir os custos de manutenção, garantir o cumprimento das normas, ampliar o potencial de uso do local, reduzir o consumo de energia e água e outros fatores.

Alguns projetos de retrofit reduzem cerca de 40% da utilização de energia. Além disso, a tecnologia atual pode transformar o local em um ambiente mais sustentável, por exemplo, a utilização de painéis solares, reutilização de água das chuvas e outros.

 

Exemplo de aplicação de um projeto retrofit

Um ótimo exemplo que podemos citar é o projeto de revitalização da Pinacoteca de São Paulo.

O edifício foi construído no século XIX e com o passar dos anos o edifício acabou se deteriorando e não se atualizou as novas normas de segurança e acessibilidade.

Projeto retrofit na pinacoteca

Sendo assim, o projeto de retrofit trouxe uma nova vida ao local sem deixar de lado a identidade original. Entre as melhorias realizadas podemos citar:

  • Instalação de uma nova rede elétrica;
  • Reforço na estrutura dos pisos;
  • Inclusão de elevadores para garantir acessibilidade;
  • Colocação de telhados com vidros, aproveitando a iluminação natural.

 

Espero que tenha entendido um pouco sobre o que é retrofit. Para ver mais dicas e novidades continue ligado em nosso blog.



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Descubra quais as vantagens e desvantagens de fechar com vidro a sua sacada

Se você está pensando em envidraçar sua sacada, mas não sabe por onde começar e quais as vantagens desse tipo de fechamento, nós da R3 Imóveis estamos aqui para te ajudar. Descubra quais as vantagens e desvantagens de fechar com...

Qual a raça de cachorro ideal para se ter em um apartamento?

Não existe sensação melhor do que chegar em casa e ter seu animalzinho de estimação entusiasmado com sua chegada. Pensando neles, viemos te contar o tipo de cachorro ideal para se ter em um apartamento.