Na hora de procurar um novo imóvel, seja para compra ou locação, ou até mesmo colocar o seu imóvel à venda, nos deparamos com muitas informações como área privativa, área útil, área comum e área total, e isso pode causar uma certa confusão. Nós da R3 Imobiliária vamos te ajudar a entender melhor o que significa cada uma dessas áreas. Continue lendo o artigo para saber mais.

 

 

Entenda o que é Área Privativa

A área privativa de um imóvel, é tudo o que você comprou e só você pode usar. Contempla todo o espaço da porta para dentro, isso inclui as paredes e pilastras. Outros espaços de uso privativo como depósitos, despensa ou garagens, também fazem parte da área privativa do imóvel.

Importante lembrar que as vagas de garagem de condomínios, se não estiverem mencionadas na escritura, não fazem parte da área privativa do imóvel.

 

O que faz parte da Área Útil?

A área útil é bem parecida com a privativa, o que as difere é que na área útil não é contabilizado as paredes e pilastras. Para entender melhor, a área útil é todo o espaço onde o morador pode decorar, mobiliar e transitar.

Varandas e garagens não são incluídas nessas metragens.

 

O que é Área Comum?

A área comum, como o próprio nome mesmo indica, são as áreas de comum circulação dos moradores, ou seja, todos os condôminos e visitantes podem circular por ali, isso inclui hall de entrada, portaria, academia, áreas de lazer como piscina, quadra, salão de festas, espaço gourmet, entre outros.

 

Definição de Área Total

Essa é composta pela soma da área privativa com a uma fração ideal da área comum. Para se obter a fração ideal, é necessário somar todas as zonas comuns e dividir pelo número de inquilinos do condomínio.

A área total também consta na matrícula do imóvel.

Um ponto importante para se prestar atenção quando se está procurando por imóveis é que, algumas vezes, é mostrado apenas a área total, dando a impressão de que aquele imóvel é maior do que realmente é.

O que deve ser levado em conta é a área útil ou privativa, pois essas são as que mostram o tamanho real do imóvel que vai adquirir. Sendo assim, é possível saber que aquele tamanho atende às suas necessidades e de sua família.

Se você está procurando por imóveis, seja para comprar ou alugar, fale com nossos especialistas, eles estão prontos para te atender e mostrar as melhores opções disponíveis no mercado.

 



Compartilhar este post:

Posts relacionados:
Porteiro Físico, Virtual ou Remoto? Qual a Melhor Solução para o seu Condomínio?

Na busca pela segurança e eficiência, condomínios residenciais e comerciais têm explorado diferentes soluções para o controle de acesso. Entre as opções mais populares estão a de porteiro físico, porteiro virtual e porteiro remoto. Mas qual delas é a melhor...

Fechadura Digital: 7 Motivos para Ter uma em Sua Casa

Nos últimos anos, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, facilitando tarefas cotidianas e garantindo maior segurança em nossos lares.